27 de julho de 2022

Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Comprar um imóvel nunca é uma decisão simples, mas algo que precisa ser muito pensado e muitas questões devem ser avaliadas, e uma delas é: “Quando é o momento certo para comprar um imóvel? ”. 

Claro que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. Mas, para te ajudar, vamos listar alguns pontos que você deve levar em conta:

– Seu momento financeiro

Investir em um imóvel, não importa qual seja o seu objetivo (morar, investir, alugar), é uma decisão com alto custo financeiro. Por isso, é fundamental que você avalie com profundidade a sua situação financeira no momento, e também a previsão para os próximos anos, já que você terá uma boa parte da sua renda comprometida por um bom tempo.

Portanto, analise o seu salário, estabilidade no seu emprego ou negócio, possíveis bônus, 13º salário, férias, e outras possíveis rendas extras e economias. Avalie quais custos você cortar e veja se vale a pena economizar um pouco mais na entrada do imóvel.

Também é possível analisar a possibilidade de usar recursos para amortizar a dívida, como usar o FGTS na compra, por exemplo.

O mais importante é que você não faça nenhuma “loucura”. A compra do imóvel é uma realização que deve trazer coisas boas para você e sua família, mas sempre com responsabilidade para não ter dores de cabeça desnecessárias!

 – Avalie o mercado

Como todo tipo de mercado, o imobiliário também é feito de bons momentos para compra e bons momentos para venda. 

Analise bem o mercado imobiliário da sua cidade, e as tendências. Além disso, também deve ser levado em conta o tipo de investimento que você vai fazer, se é compra para morar, alugar ou vender no futuro.

É importante lembrar que, em cidades maiores, os custos tanto de vida quanto de imóveis variam MUITO de região para região, então isso também deve ser levado em conta.

Outro ponto importante é avaliar os índices econômicos do país, afinal, eles impactam diretamente no preço dos imóveis.

– Seus objetivos a longo prazo

“Onde você se vê daqui a 10 anos? ”. Essa é uma pergunta muito comum de ser feita em algumas situações, como entrevista de empregos e conversas. 

Mas é muito importante que você tenha isso em mente quando estiver pensando em comprar um imóvel, principalmente se estiver comprando com o objetivo de morar.

Como já falamos, quanto maior o valor do imóvel, por mais tempo você provavelmente irá comprometer boa parte da sua renda, então avalie bem sua situação atual juntamente com a suas metas e sonhos para o futuro.

Esses são alguns pontos muito importantes para se levantar quando estiver pensando em comprar um imóvel, a consultoria de especialistas no assunto também pode esclarecer muitas dúvidas. 

Mas, se você conseguir analisas bem esses pontos, vai saber precisamente se o momento é bom, ou se deve esperar um pouco!